[kernel-br] Desenvolvendo para o Kernel

Igor Sbampato Mol Bessa igor em yrado.com
Segunda Março 16 14:01:22 EDT 2009

Olá,

  Programo em C e Assembly há um bom tempo. Cheguei a participar de
alguns projetos de software ao nível usuário, mas sempre gostei mais de
trabalhar ao nível de hardware, ou seja, o kernel.

  Atualmente, estou a desenvolver um pequeno sistema operacional (kernel
monolítico) para estudos, chamado de Erax (http://erax.yrado.com). Mas,
desenvolver um kernel usável do zero e praticamente sozinho é muito
complicado, então queria investir tempo em algo que já está mais
desenvolvido e cresce em um rítmo maior (bem maior!).

  Então estou com vontade de começar a programar no Kernel do Linux.
Cheguei a escrever drivers para meu sistema operacional e implementar um
sistema de memória e processos; por isso acho que já tenho um
conhecimento "bom" sobre kernel. Mas, devido à complexidade do Linux,
quero saber dicas de, por onde começar e como começar.

--
Obrigado,
        Igor S. Mol Bessa